Desporto une-se em prol das vítimas do Ciclone Idai
- Lancemz
- 1 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
O fim-de-semana Desportivo em vários cantos de Moçambique foi marcado por acções em solidariedade para com as vítimas do Ciclone Idai, que semeou luto e dor no seio dos habitantes da região centro do país, com destaque para a cidade da Beira, aonde para além de morte, os ventos fortes causaram enormes estragos em infraestruturas desportivas. Toneladas de alimentos, produtos de higiene e roupas, para além de valores monetários, foram recolhidos em eventos de solidariedade que culminaram com a realização de jogos nas várias modalidades, com o futebol a ganhar destaque.
Por Redacção LanceMZ

Em Inhambane, quatro clubes, nomeadamente ENH de Vilankulos, Clube de Chibuto, Liga Desportiva de Maputo e Black Bulls, protagonizaram um Torneio Quadrangular que decorreu durante dois dias. Ao todo está iniciativa conseguiu angariar 25 mil Meticais provenientes da bilheteira e meia tonelada de bens diversos, entre géneros alimentícios, produtos de higiene, material escolar, roupas e calçados que serão encaminhamos aos beneficiários através do Instituto de Gestão de Calamidades.
Em termos desportivos, o Torneio Quadrangular foi ganho pela Associação Black Bulls que na final, depois do empate a uma bola no tempo regulamentar, derrotou na transformação de pontapés da marca de grande penalidade por 4-2 a turma da Liga Desportiva de Maputo. Em terceiro lugar ficou o ENH de Vilankulos que derrotou ao Clube de Chibuto por 4-2.

Em Tete, houve também futebol solidário com vista a apoiar as vítimas do Ciclone Idai e das inundações na província. O gesto de solidariedade culminou com a angariação de várias toneladas de produtos de primeira necessidade, tais como alimentos e produtos de higiene, assim como vestuário diverso.
A iniciativa que teve lugar no Campo do Desportivo de Tete foi abrilhantada por um jogo entre a União Desportiva do Songo e o Chigale, com a vitória a sorrir para a segunda formação que está época vai jogar o Campeonato da Divisão de Honra, na Zona Centro.
Basquetebol e bairros na capital não ficaram alheios
Na capital do país, um Torneio de Basquetebol Solidário teve lugar no Pavilhão da À Politécnica que recolheu vários bens alimentares, de higiene e roupa que serão canalizados aos necessitados.
Falando da iniciativa, Rosania da Silva, Vice-Reitora Universidade A Politécnica, considerou que "entendemos que face a esta catástrofe nós devíamos nos mobilizar dando o nosso apoio e estamos a promover estes três jogos, protagonizado por seis equipas e pedimos que as pessoas trouxessem donativos, alimentos, roupas para depois canalizarmos ao INGC que fará entrega à comunidade da Beira".
Jogadores das mais variadas idades, dentre veteranos aos iniciados, tomaram parte na iniciativa decorre em paralelo com outras realizadas pelo Clube Desportivo da Universidade A Politécnica e espera-se que ao longo da semana mais apoios sejam colectados de modo a avaliar o impacto da mesma, em termos de volume e quantidade de bens recolhidos.
Já nos bairros da capital também tiveram lugar várias acções de solidariedade que tiveram no Desporto como principal mote para angariação de apoios. O Campo da Mafalala, no mítico bairro da Mafalala, acolheu a iniciativa que recolheu apoios de diversa ordem para a população afectada pelo ciclone.
Acto semelhante teve lugar no Bairro Polona Caniço, concretamente no campo 7 de Abril, um evento em que desportistas daquele ponto da cidade de Maputo também se juntaram a causa recolhendo apoio para as populações da região centro do país. (LANCEMZ)
Comentarios