Vem aí o fórum dos treinadores de futebol moçambicano
- Lancemz
- 2 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
A Associação Moçambicana de Treinadores de Futebol (AMTF), presidida por Arnaldo Salvado, já está a projectar acções a desenvolver como fruto da sua integração na União de Treinadores de Futebol Profissional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UTFP-CPLP) apresentada oficialmente está terça-feira, em Portimão, Portugal. A realização de um fórum de treinadores moçambicanos está no topo da agenda das acções a desenhar, tendo como base a experiência a colher junto das agremiações similares membros da UTFP-CPLP.
Por Alfredo Júnior

Moçambique esteve representado na apresentação da “Carta de Portimão”, que representou o acto solene da criação da UTFP-CPLP, por Rogério Marianni que assinou em nome da Associação Mocambicana de Treinadores de Futebol a adesão dos técnicos nacionais a este importante organismo que se pretende venha a dinamizar as relações entre os técnicos da modalidade no espaço lusófono.
Em contacto com o LanceMZ, o Presidente da AMTF revelou ter expectativas altas em relação a adesão do organismo dirige à união recentemente criada.
Fórum de treinadores perto do fim do ano
"Com esta oportunidade de participar na criação da União dos Treinadores de Futebol dos Países da CPLP pretendemos colher experiências para uma melhor organização interna e para uma reactivação mais forte da nossa Associação", começou por dizer Arnaldo Salvado para depois acrescentar que "essencialmente o que pretendemos é colher informações sobre formas de organização de outras Associações do género que já estejam no activo há mais tempo e que estejam melhor organizadas. Ao pertencermos a esta União teremos melhor assessoria jurídica e muito mais força como classe".
Arnaldo Salvado revelou que "no fim do mês quando o Rogério Marianne voltar a Moçambique iremos dar o relatório ao nosso Ministério e à Federação. Será feito um informe mais detalhado à imprensa e às Associação Provinciais de Treinadores que estejam em actividade", isto para explicar o alcance da criação da UTFP-CPLP.

O Presidente da AMTF revelou alguns dos planos que estão em carteira para os próximos tempos e que poderão contar com o apoio da UTFP-CPLP. "Prevemos conseguir arranjar meios financeiros que nos permitam realizar um fórum de Treinadores moçambicanos, para análise dos problemas do futebol moçambicano e dos Treinadores de Futebol no país, isto poderá acontecer perto do fim do ano, a anteceder as eleições para nova direcção da ATFM", revelou Arnaldo Salvado.
ATFM sem reconhecimento
A ATFM foi criada há cerca dez anos, mas as suas actividade tem sido incipientes, por falta do devido apoio e reconhecimento das instituições que tutelam o desporto e o futebol nacional.
"A criação das Associações Provinciais de Treinadores tiveram um início animador mas acabaram parando por aí e estão quase na totalidade sem estarem no activo", comentou Arnaldo Salvado. (LANCEMZ)
ความคิดเห็น