Moçambola 2019 será disputada em dois grupos de oito equipas
- Lancemz
- 7 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Os clubes membros da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), após uma concertação de 15 minutos, decidiram que o modelo de disputa do Moçambola 2019 será baseado na divisão das 16 equipas em dois grupos de oito integrantes cada um, com os clubes das zonas centro e norte a perfilarem no mesmo agrupamento enquanto que os restante ficariam agrupados na zona sul.
Por Alfredo Júnior

Esta divisão foi inspirada no modelo alternativo apresentado pela Direcção Executiva da LMF e que previa a divisão dos 16 clubes em quatro grupos de quatro integrantes cada um e que apresentava um défice no seu orçamento de dois milhões meticais, com um custo total estimado em pouco mais de 55 milhões de meticais (54.505.038,00 MT). Neste modelo, de duas zonas com oito clubes, a prova irá decorrer no sistema de todos-contra-todos em duas voltas, perfazendo 14 jornadas, sendo que os primeiros quatro classificados irão apurar-se para a fase final do Moçambola disputada por oito clubes no sistema de todos-contra-todos em duas voltas, da qual sairá o Campeão Nacional.

A grande discussão deste novo modelo apresentada em plena Assembleia Geral está relacionada com os custos do transporte aéreo das ligações acima dos 500 quilómetros e a disputa da manutenção entre os oito clubes que não seguirão para a fase final da prova. Refira-se que os clubes, apesar da concertação efectuada durante a Assembleia Geral, não chegaram a consenso sobre o modelo para se encontrar os clubes que irão descer de divisão, pelo que remeteram a decisão deste ponto para a devida análise do impacto competitivo e financeiro a ser feito pela LMF. Durante a magna reunião uns defendiam que os oitavos classificados de cada grupo desceriam automaticamente de divisão e os sétimos classificados de cada grupo iriam disputar uma espécie de linguilha em que o vencedor iria garantir a sua manutenção na prova. Outra proposta que reuniu mais apoiantes indicava que os quatro clubes que não seguiriam a fase final iriam disputar a manuntenção no Moçambola 2019. A Liga Moçambicana de Futebol terá que avaliar o impacto financeiro deste modelo, tendo em conta as alterações acima citadas. Este estudo será feito nos próximos dias, no sentido de que o Moçambola 2019 arranque na data prevista, isto é a 30 de Março de 2018. (LANCEMZ)
Comments