Conselho de Ministro não tomou nenhuma decisão sobre Moçambola 2019
- Lancemz
- 26 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
O Conselho de Ministro analisou está terça-feira o informe sobre ponto de situação da organização do Moçambola 2019, o maior campeonato de futebol de Moçambique. No final da sua sexta sessão o executivo moçambicano deu conta que não tomou nenhuma decisão para suprir a falta de fundos necessários para viabilizar a realização da prova no modelo habitual ou nos outros propostos pela Liga Moçambicana de Futebol (LMF).
Por Alfonso Filho

"Está matéria está a merecer a devida atenção pelo sector que vai continuar a trabalhar para ver até que ponto de facto se justifica a mudança do actual modelo. O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) está a fazer devida avaliação, vai trazer conclusões sobre aquilo que são as melhores recomendações", comentou Ana Comoana, a Porta-Voz do Conselho de Ministros.
Segundo o LanceMZ apurou que o Conselho de Ministros recomendou ao MJD para que trabalhe com a LMF para encontrar soluções financeiras para viabilizar qualquer dos modelos para o Moçambola 2019, visto que todos são deficitários.
A nossa reportagem apurou que para queb tenha lugar o habitual modelo do Moçambola, em que as 16 equipas defrontam-se no sistema de todos contra todos em duas voltas, perfazendo 30 jornadas, são necessários cerca de 136 milhões de Meticais (perto de dois milhões de dólares americanos).
Quanto ao modelo mais provável e viável economicamente para a presente temporada que consistiria na divisão das 16 equipas em quatro grupos (com as oito equipas da zona sul subdividias em dois grupos) também ainda não estão garantidos a totalidade dos fundos necessários.
Para efectivar este modelo existe um défice de aproximadamente 22 milhões de Meticais, sendo que a Liga Moçambicana de Futebol garante a mobilização de cerca de 50 milhões de Meticais através dos seus habituais parceiros.
Os próximos dias serão de intenso trabalho por parte do MJD e LMF para encontrar as soluções financeiras para o Moçambola 2019. Recorde-se que o arranque do Moçambola 2019 está aprazado para 30 de Março.
Entretanto, a Assembleia Geral da LMF que estava inicialmente agendada para ter lugar a 28 de Fevereiro próximo foi adiada para 7 de Março, data em que já deverá ser conhecido o modelo de disputa do Moçambola 2019, visto que a mangna reunião é acompanhada pela realização do sorteio da prova.
Commentaires