A longa maratona para viabilizar o Moçambola 2019 no modelo clássico
- Lancemz
- 3 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2019
É já está quinta-feira, 4 de Abril, que a Liga Mocambicana de Futebol (LMF) vai anunciar a data do arranque do Moçambola-2019. Mas quando o organismo presidido por Ananias Coana sentar-se à mesa com os 16 clubes inscritos para a 17ª edição do evento desportivo mais importante do país, a informação mais relevante que será dada a conhecer aos ilustres representantes dos clubes estará relacionada com o modelo a adoptar está época.
Por Alfredo Júnior

As últimas horas têm sido caracterizadas por um frenesim fora do comum, com a Direcção da LMF a desdobrar-se em contactos com o Governo e potenciais patrocinadores para viabilizar o que todos amantes do futebol almejam: o Moçambola no seu modelo clássico com as 16 equipas a disputarem a prova no sistema de todos -contra-todos em duas voltas.
LanceMZ teve acesso aos passos seguidos ao longo desta quarta-feira por Ananias Coana e seus pares para anunciar a salvação do Campeonato Nacional de Futebol em séniores masculinos e tudo indica que poderá haver mais uma solução presidencial para que a prova seja disputada no modelo clássico.
Desde o MJD, Holanda até à Presidência da República
Ao longo desta quarta-feira a LMF desdobrou-se em contactos com o Governo, com encontros realizados no Ministério da Juventude e Desportos e que passaram pelo Gabinte do Primeiro-Ministro culminando com a ida à Presidência da República, visto que o mais alto dignatário do país, o Chefe de Estado Filipe Jacinto Nyusi não se conforma com o já anunciado e sorteado Moçambola dividido em duas séries (Centro/Norte e Sul).
Aliás, recordar que foi com o “patrocínio” do Presidente da República que a LMF viu nascer a possibilidade de contar com a cervejeira Heineken que estuda de forma séria a possibilidade de entrar para o Moçambola na presente temporada, daí que há fortes possibilidades de o Moçambola começar a “txilar” mesmo a partir da presente temporada.

Números em jogo e o peso do transporte aéreo
Um grande exercício financeiro está a ser feito para viabilizar o Moçambola 2019 no modelo clássico que tem no transporte aéreo como o seu grande fardo, daí que estão em análise dois modelos orçamentais: um que prevê o uso da tradicional transportadora aérea de bandeira nacional Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e outro que utiliza os serviços da recém chegada Ethiopian Mozambique Airlines (EMA).
Mas o que implica o uso de cada uma das transportadoras aéreas? Ora, esta é outra grande questão em cima das discussões e LanceMZ apresenta o peso de cada uma no orçamento do Moçambola 2019.

No modelo orçamental que utiliza os serviços da LAM o Moçambola apresenta um orçamento de 114.048.276,00 Meticais (cento e catorze milhões, quarenta e oito mil e duzentos e setenta e seis Meticais), sendo que o valor destinado ao transporte aéreo está avaliado em 55.745.520,00 Meticais (cinquenta e cinco milhões, setecentos e quarenta e cinco mil e quinhentos e vinte Meticais). Para este cenário há que contratar patrocínios avaliados em 61.727.864,00 Meticais (sessenta e um milhões, setecentos e vinte e sete mil, oitocentos e sessenta e quatro Meticais).
Em relação ao modelo que usa os serviços da EMA, a prova está orçada em 95.181.756,00 Meticais (noventa e cinco milhões, cento e oitenta e um mil e setecentos e cinquenta e seis Meticais), com o custo do transporte aéreo fixado em 38.820.000,00 Meticais (trinta e oito milhões, oitocentos e vinte mil Meticais). Neste modelo os patrocínios a contratar estão avaliados em 42.861.344,00 Meticais (quarenta e dois milhões, oitocentos e sessenta e um mil, trezentos e quarenta e quatro Meticais).

Caso o Moçambola 2019 tenha uma solução financeira que venha do lado governamental é mais do que provável que as LAM continuem sendo a transportadora oficial do Campeonato Nacional de Futebol, visto que está será uma forma de garantir fluxo financeiro para a já deficitária transportadora aérea de bandeira nacional que está época não aceitou bonificar o valor das passagens aéreas.
Todas estas questões serão respondidas nesta quinta-feira, 4 de Abril, e os amantes do ópio do povo, ou seja do futebol, aguardam com ansiedade as decisões saídas da maratona de contactos para viabilizar o Moçambola 2019 no seu modelo clássico. (LANCEMZ)
Comments